CONTACTOS

Sede: Av. Mao Tsé Tung, n.º 796, 1177-089 Maputo, Moçambique

Geral: Helena Ribeiro Telles
geral@fundacaolvida.org

Programa de Apadrinhamento: Teresa Seabra

padrinhos@fundacaolvida.org

Terreno: Luís Filipe João e Olinda Miranda

dondo@fundacaolvida.org

(+258) 23 950 476

Estrada Nacional n.º 6, Dondo - Moçambique

NEWSLETTER

FUNDAÇÃO LVIDA

© 2019 by Fundação LVida

Surgimos na Província de Sofala, em 2002, a partir de actividades pontuais de apoio às famílias mais carenciadas dos trabalhadores da fábrica Lusalite, no Dondo.

Em 2006, a Responsabilidade Social da Lusalite Grupo torna-se uma prioridade, dando origem ao processo de criação da Fundação Vida - FLVida.

 

O âmbito alargado de intervenção e profissionalização conduzem à implementação de um vasto e ambicioso programa denominado "Programa Integrado para a Redução da Pobreza Absoluta no Dondo, Sofala".

Ao longo dos anos, a Fundação L. Vida desenvolveu projectos e acções ligados à Educação/Formação e à Saúde.

Na área da Educação/Formação, procurou aumentar as competências pessoais, sociais, escolares e técnico-profissionais, contribuindo para a melhoria das condições de vida desta população. Entre a Educação e a Formação, a FLVida conseguiu alcançar cerca de 200 crianças, jovens e mulheres desempregadas, transformando diariamente as suas vidas.

No ano de 2008, conseguimos fazer um acordo com o Ministério da Educação e passámos a ser um "anexo" da Escola Primária Eduardo Mondlane.

As nossas crianças de 6 e 7 anos passaram a frequentar a 1ª e 2ª classe nas nossas instalações com um professor destavado do Ministério da Educação, mantendo o acesso às 2 refeições diárias da FLVida e ao seu ambiente protector e profícuo.

No ano de 2010, com o apoio das empresas locais e dos voluntários do CISV foi reconstruída uma escola primária. Desde então e até ao ano de 2016, todas as crianças do ensino primário, da 1ª à 4ª classe, podiam frequentar a Escolinha da Fundação LVida.

Neste momento, a Fundação LVida tem um novo foco estratégico: vamos focar-nos nas mães, nos bebés e nas crianças até aos 5 anos de idade! Queremos, assim, dar mais e melhores oportunidades aos que mais precisam de apoio.

Em 2008, em parceira com a APOIAR - Associação Portuguesa de Apoio a África, foi instalado o Centro Informático na sede da Fundação LVida.

Constituído por 4 computadores, 4 UPS e 1 impressora, o Centro Informático tem funcionado desde a sua abertura, sem interrupções e com 2 cursos diários - um de manhã e outro à tarde.

Cerca de 40 alunos foram formados todos os anos em Tecnologias de Informática com Diploma e Certifcado.

O Centro Informático permitiu, também, que os alunos dos ensinos secundárioe universitário, residentes na cidade do Dondo, utilizassem os computadores para realizarem os seus trabalhos escolares e académicos e fornecia ainda outros serviços como: fotocópias, impressões e consulta da internet.

Piri-piri Sakana (denominação do tipo de piri-piri cultivado).

Através do Projecto Sakana, a Fundação LVida trabalhou directamente com mulheres desempregadas, dando formação específica no cultivo e produção de piri-piri, contribuindo para a sua independência e autonomia e para a melhoria da gestão da economia familiar.

Na Fundação Lvida, foi semeado em viveiros o piri-piri que depois de germinado foi entregue às famílias para que as mamãs cultivassem as árvores de piri-piri nos seus jardins. A FLVida garantiu a assistência, a formação e o acompanhamento técnico e, depois de colhido pelas mamãs, garantiu também a sua compra a um preço justo para que fosse confeccionado e comercializado.

Deste modo, a Fundação LVida deu a cada família e a cada mamã, a possibilidade de produzir o seu próprio piri-piri com a venda do produto final garantida, o que contribuiu para a autonomia e sustentabiliadde famliar - o que vai de encontro à Missão da FLVida.

  • Black Facebook Icon